O Santos foi até Porto Alegre enfrentar o Grêmio pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário, que vinha de seis jogos sem vencer e ocupava a zona de rebaixamento, tentava reencontrar o caminho das vitórias sob o comando de Mano Menezes, que também não vencia há sete partidas, somando sua passagem anterior pelo Fluminense.
A equipe santista contava com o retorno de jogadores importantes do departamento médico: Soteldo, Thaciano e Gabriel Bontempo. Por outro lado, teve as baixas de Guilherme (lesão muscular) e Veron. Com isso, as entradas de Soteldo e Thaciano foram substituições naturais e confirmadas.
Havia expectativa também pela entrada de Daniel Bontempo no lugar de João Schmidt, muito criticado pela torcida. No entanto, Cleber Xavier manteve Schmidt (que teve contrato recentemente renovado) ao lado de ao lado de Thomaz Rincon, volante venezuelano.
O técnico santista promoveu seis alterações no time titular, com mudanças em todas as partes do campo. Na defesa, Luisão assumiu a lateral direita e Luan Peres entrou no lugar de Gil. Aderlan também saiu. No meio, Rincón e Thaciano entraram nas vagas de Pituca e Verón. No ataque, Soteldo retornou após quatro jogos fora, e Deivid Washington substituiu Guilherme, lesionado, assim como Tiquinho, que perdeu a titularidade.
O primeiro tempo foi equilibrado, com o Santos controlando mais a posse de bola e apostando nas jogadas com Soteldo, que se destacou por sua movimentação e habilidade. Apesar disso, o time não conseguiu converter o domínio em chances claras.
Soteldo foi o melhor jogador do Santos no primeiro tempo, mas sentiu o ritmo no segundo, visivelmente cansado após retorno de lesão muscular. Mesmo assim, foi participativo e incomodou bastante o lado direito da defesa gremista.
A equipe melhorou brevemente com a aproximação entre Rolleiser e Soteldo, mas essa conexão durou pouco. Rolleiser, desgastado fisicamente, foi substituído aos 16 minutos do segundo tempo. A partir daí, o rendimento do Santos caiu.
Rolleiser era o único elo entre o meio e o ataque. Sua saída para a entrada de mais um volante desestruturou o setor criativo do time. Parecia claro que o técnico santista passou a se contentar com o empate.
Logo depois, Cléber Xavier tirou também Escobar, lateral-esquerdo argentino, para a entrada de Kevyson — que não atuava desde fevereiro. E o “castigo” veio rápido: dois minutos após essa troca, uma série de falhas defensivas resultou no gol do Grêmio.
Kevyson falhou na antecipação e permitiu o cruzamento.
Dentro da área, Luan Peres tentou cortar, mas furou de forma bizarra. Luisão, em vez de afastar, recuou para o meio da área, onde Cristian Olivera, livre e nas costas do próprio Luisão, aproveitou e finalizou com precisão: 1 a 0 Grêmio.
As mudanças feitas por Cléber Xavier acabaram fragilizando ainda mais a equipe, especialmente no setor esquerdo, por onde saiu o gol gremista. Esta foi a quinta derrota do Santos no Brasileirão.
O Santos segue enfrentando sérias dificuldades ofensivas. Finalizou 14 vezes durante a partida, mas apenas duas delas foram na direção do gol.
O time dá sinais de evolução técnica, mas ainda insiste em cometer os mesmos erros de posicionamento e tomadas de decisões dos jogos anteriores.
Assista a análise tática do VH Victor Hugo.
Com apenas 4 pontos em 7 rodadas, o Santos tem um aproveitamento de 19% e ocupa a 19ª colocação na tabela. A última vitória da equipe sem Neymar foi há 90 dias, contra o São Paulo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista (Santos 3×1 São Paulo, em 1º de fevereiro).
A situação é crítica. A torcida já começa a temer o pior, com o fantasma da Série B — ainda recente na memória — voltando a rondar o clube.
Agora, o Santos terá uma semana livre de treinamentos antes do próximo compromisso, contra o Ceará, marcado para a próxima segunda-feira (12), às 20h, com local ainda a ser definido.
Resta ao torcedor santista torcer pela liberação de Neymar pelo departamento médico.
Sua presença pode ser decisiva nessa caminhada que promete ser longa, árdua e extremamente desafiadora.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 SANTOS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre, RS
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Cartões amarelos: Igor, Braithwaite, Kannemann, Marlon, Edenilson (Grêmio); Luan Peres, Luisão (Santos)
GOL: Cristian Olivera, aos 31 do 2ºT (Grêmio)
GRÊMIO: Tiago Volpi; Igor, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar (Camilo), Dodi, Edenilson (Alysson), Cristaldo (Monsalve) e Cristian Olivera (Arezo); Braithwaite (Viery)
Técnico: Mano Menezes
SANTOS: Gabriel Brazão; Luisão (JP Chermont), Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar (Kevyson); Tomás Rincón, João Schmidt (Mateus Xavier) e Thaciano; Rollheiser (Gabriel Bontempo), Deivid Washington (Tiquinho Soares) e Soteldo
Técnico: Cléber Xavier
E você torcedor santista, acredita que o Santos consiga dar a volta por cima e retomar o caminho das vitórias?
Deixe seu comentário abaixo!
 
																		 
																		 
																		 
																		 
															 
								 
								 
								 
								 
								